Questions? Feedback? powered by Olark live chat software

Glossário

Os termos técnicos relativos à hospedagem de sites podem ser um pouco confusos, principalmente quando você está à procura de um provedor de hospedagem para seu site. Criamos este glossário para explicar melhor os conceitos e tecnologias da área.

Hospedagem

Servidor

É um programa de computador ou um dispositivo que fornece um serviço aos chamados "clientes". Por exemplo, quando você acessa um site, você (por intermédio do cliente, o seu browser) está se conectando a um servidor, que envia de volta o conteúdo do site.


Protocolo

Um protocolo, no contexto da internet, é o conjunto de especificações e regras de definem um determinado serviço, ou também pode se referir ao próprio serviço. Como exemplo, temos os protocolos FTP (protocolo de transferência de arquivos), HTTP (protocolo de transferência de hipertextos) e SMTP (protocolo de transferência de e-mails).


Linux

É um sistema operacional gratuito e de código fonte aberto, muito usado em sistemas de hospedagem de sites por ser robusto, seguro e rápido.


Site

É um conjunto de páginas relacionadas, incluindo conteúdo multimídia (imagens, animações, áudio), conectadas por hiperlinks (ou apenas "links"), geralmente identificadas por um nome de domínio.


Hospedagem de sites

É um serviço que permite a indivíduos e empresas disponibilizar um site na internet. Os arquivos do site ficam em um ou mais servidores, prontos para serem acessados pelos visitantes. Veja mais sobre a hospedagem de sites do bem-vindo.net.


Provedor de hospedagem de sites

Empresa que fornece o serviço de hospedagem de sites junto com o suporte técnico especializado, além dos serviços associados, como e-mail, registro de domínios, certificados SSL, etc. Veja mais sobre a hospedagem de sites do bem-vindo.net.


Hospedagem compartilhada

É a hospedagem de sites em servidores não exclusivos a um só usuário, ou seja, os recursos (memória, processador, disco etc) são compartilhados com sites de outros clientes. É uma forma acessível de hospedagem para sites de pequeno e médio porte.


Endereço IP

É um conjunto de números que identifica um dispositivo (impressora, telefone celular, roteador, laptop, etc) conectado a uma rede TCP/IP, como a internet. Exemplo: 176.16.128.1. É formado por 4 números, de 1 a 254, separados por pontos. Os endereços IP são usados nas comunicações entre dispositivos conectados em rede.


Plano de hospedagem

É o "pacote" de recursos contratados para a hospedagem de seu site. Inclui um espaço em disco para armazenar os arquivos do seu site, e-mails e bancos de dados, uma quantidade de dados que podem ser transferidos mensalmente, uso de um ou mais domínios, entre vários outros recursos. Veja a nossa tabela de planos de hospedagem para saber mais sobre o que o bem-vindo.net oferece.


Domínio

De forma simples, um domínio é uma representação de um endereço de um site ou outro serviço e que pode ser lido e memorizado por seres humanos. Exemplo: www.bem-vindo.net, www.registro.br, google.com, etc.


Registro de domínio

É o ato de cadastrar o nome do domínio do seu site junto a uma autoridade responsável. O registro é feito com o pagamento de uma taxa e é válido por períodos anuais (1 ano, 2 anos, etc). Registre seu domínio com o bem-vindo.net agora mesmo!


Espaço em disco

É o máximo de armazenamento que os arquivos da conta de hospedagem pode ocupar no servidor de hospedagem, e inclui os arquivos de seu site, e-mails, bancos de dados e outros.


Recursos dos planos

Limite de tráfego de dados

É a quantidade de dados que podem ser transmitidos por mês pelo seu site e outros serviços contratados. Ou seja, é o total de páginas e arquivos baixados por visitantes de seu site, o total de e-mails enviados e recebidos, entre outros.


SSL

É uma forma segura de codificar (ou "criptografar") as comunicações de um determinado serviço pela internet de modo que, se interceptada, os eventuais "observadores" não irão conseguir interpretar o conteúdo da transmissão. Isso é muito importante quando o tráfego de dados inclui informações sensíveis, como senhas, dados pessoais e bancários, etc. Veja também TLS e certificado SSL.


TLS

É uma evolução do SSL, mas geralmente os dois termos são usados sem distinção ou de forma conjunta, como em "SSL/TLS". Ambos indicam uma conexão segura. Veja também SSL e certificado SSL.


Certificado SSL

A transmissão de dados com SSL/TLS faz uso de certificados digitais para identificar e confirmar uma entidade. Esse certificado é "assinado" por uma autoridade certificadora, que age como "tabelião", atestando que a pessoa ou site com quem você está se comunicando é quem diz ser. É necessário obter um certificado SSL para oferecer conexão segura em seu site. O bem-vindo.net oferece certificados SSL gratuitos para todos os domínios da sua conta de hospedagem.


Conta de hospedagem

Quando você contrata um serviço de hospedagem para seu site, o provedor abre uma conta de usuário no sistema operacional do servidor de hospedagem. Essa conta tem um nome, uma senha, que você usa para acessar o painel de controle, FTP e outros serviços, e um espaço no disco do servidor para armazenar os arquivos relativos a seu site, e-mails, banco de dados, etc.


Domínio adicional

É um site separado, com domínio próprio, que fica hospedado dentro da sua conta, compartilhando espaço em disco e outros recursos com ela.


Domínio apontado

Domínio diferente do domínio da sua conta de hospedagem e que leva para o mesmo site. Por exemplo, você pode registrar seu domínio com terminações .com e .com.br e usar um como domínio principal do seu site e o outro como domínio apontado. Ambos, se acessados, levarão o usuário para o mesmo site.


Subdomínio

É uma forma de criar outros sites dentro da sua hospedagem com domínio prefixado por um nome. Os arquivos ficam armazenados dentro de uma pasta da sua conta. Exemplo: blog.seusite.com.br ou lojavirtal.seusite.com.br


Uptime

É a porcentagem de tempo que uma empresa de hospedagem garante que seu site ficará disponível aos usuários em um determinado período (geralmente 1 ano). Quanto mais próximo de 100%, melhor.


Banco de dados

É um software que armazena e organiza informações para posterior consulta. Um banco de dados pode armazenar nome, endereço, e outras informações dos usuários de seu site, por exemplo. O bem-vindo.net disponibiliza o MySQL e o PostgreSQL, dois dos mais populares e melhores sistemas de bancos de dados. Você também pode fazer uso do SQLite, uma biblioteca de banco de dados relacional que dispensa um servidor.


MySQL

O MySQL é um sistema de banco de dados relacional gratuito, bastante completo e muito usado em hospedagem de sites por ser leve e rápido.


Script

Um script é um arquivo de programa em PHP, ASP, Perl, Python ou outra linguagem interpretada. Em hospedagem de sites, também se refere a um sistema desenvolvido em PHP (geralmente) ou outra linguagem. Por exemplo, o WordPress é um "script" de blog bastante popular.


Instalador de scripts

É uma ferramenta que faz a instalação automática de sistemas (ou "scripts") em sua conta de hospedagem, como blogs (WordPress, Joomla, Drupal), forums, galerias de imagens, calendários, webmails, etc. Também facilita bastante a atualização, manutenção e remoção dos scripts instalados.


Softaculous

É o melhor instalador de scripts para hospedagem de sites. Tem suporte a 417 scripts diferentes, das mais variadas categorias e finalidades. O bem-vindo.net oferece o instalador de scripts Softaculous em todos os planos de hospedagem.


Construtor de Sites 2

É um sistema que permite a construção de um site através do próprio browser, sem precisar de conhecimentos de programação ou webdesign. Oferece modelos de páginas prontas e plugins para automatizar várias funcionalidades, como formulário de contato, links para redes sociais, loja virtual, mapa de localização da sua empresa, etc. Faça agora mesmo um test drive do Construtor de Sites 2, sem compromisso!


Páginas de erro

É um conteúdo que aparece para o usuário quando se tenta acessar uma página que não está disponível por não existir, por falta de autorização ou por outro motivo. Você pode personalizar as páginas de erro do seu site pelo painel de controle.


Painel de controle

O painel de controle é por onde o usuário da hospedagem pode modificar e controlar todos os aspectos do serviço, como criar domínio adicionais ou apontados, configurar e-mails, carregar arquivos e instalar scripts.


cPanel

O cPanel é o painel de controle usado no bem-vindo.net. É atualmente o painel de hospedagem mais completo e fácil de usar.


CMS

Ou sistema de gerenciamento de conteúdo (SGC), é uma forma de criar e organizar o conteúdo de um site de forma a ficar com aparência profissional porém fácil de gerenciar. O Joomla é um exemplo. O WordPress é um sistema de blog que também pode ser classifiado como CMS. Ambos podem ser instalados facilmente pelo Instalador de Scripts Softaculous.


WordPress

É o sistema de blog e gerenciamento de conteúdo mais usado no mundo atualmente. Tem suporte a muitos plugins que ampliam suas funcionalidades e segurança, alguns pagos e outros gratuitos. Fique atento para instalar plugins de origem confiável. Nunca instale plugins "piratas", ou seja, versões gratuitas de plugins pagos, pois muitas vezes têm código malicioso embutido.


Joomla

É um dos principais sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), com muitas opções de extensões. Nos últimos anos foi ultrapassado pelo WordPress em popularidade.


Drupal

Considerado um "framework" de gerenciamento de conteúdo, pois, além das funcionalidades de um CMS, tem suporte a APIs de programação e outros recursos mais avançados. Junto com o WordPress e o Joomla, é um dos principais CMS disponíveis atualmente. Também é considerado o menos "amigável" dos três em termos de facilidade de uso.


Seu site

.htaccess

É um arquivo com instruções de acesso a arquivos e pastas do site, usado pelo servidor web Apache. Ele pode conter diretivas que bloqueiam, liberam ou exigem senha para o acesso a pastas, redirecionam o usuário e outras funções. Você provavelmente não precisará configurar esse arquivo, o painel de controle automatiza as funções importantes para você.


FTP

É uma forma eficiente de enviar e baixar arquivos para sua conta de hospedagem. Há vários clientes de FTP que você pode usar, sendo o FileZilla o mais conhecido. Veja mais sobre como carregar arquivos para sua conta em nosso banco de dúvidas.


SSH

É a forma de acessar a linha de comando da sua conta de hospedagem. Através dele você pode interagir diretamente com o sistema operacional e executar comandos. A maioria das funções já estão automatizadas pelo painel de controle, então use apenas se você tiver conhecimento mais avançados de Linux.


SCP

Protocolo para envio de arquivos via SSH. O envio é criptografado e o uso do SCP exige conhecimentos mais avançados.


public_html

É a pasta raiz do seu site. Coloque nessa pasta (e subpastas) os arquivos de seu site para disponibilizá-los para seus visitantes.


E-mail

IMAP e POP

São protocolos usados para receber e-mails. O IMAP é usado nos casos em que o usuário acessa os e-mails de vários dispositivos. As mensagens ficam armazenadas no servidor. Já no POP (ou POP3) as mensagens geralmente são baixadas para o computador do usuário, não ficando disponível para acesso posterior em outros dispositivos.


SMTP

Protocolo de envio de e-mails: do seu dispositivo para o nosso servidor e de lá para o destinatário.


Resposta automática

É o envio de um e-mail automaticamente como resposta a outro que foi recebido. Pode conter uma mensagem do tipo "Obrigado, seu e-mail foi recebido" ou "Estou de férias, volto dia 30".


Spam

São mensagens de e-mail não solicitadas enviadas em massa, geralmente com o objetivo de vender serviços ou produtos. Embora seja impossível bloquear 100% do spam, temos várias formas de controlar e diminuir a quantidade de spam recebido.


Anti-spam

Método automatizado de controle de spam. Pode incluir muitas estratégias diferentes, como verificação da origem de e-mails, análise estatística dos cabeçalhos e do conteúdo das mensagens e bloqueio de remetentes com base em listas negras de spam.


Webmail

Interface pela qual você acessa os e-mails da sua caixa postal pelo browser, sem precisar instalar um programa de e-mails no seu dispositivo.


Lista de e-mails

É uma forma de facilitar o envio de e-mails para vários destinatários, geralmente usada em grupos de discussão e envio de avisos e notícias. A lista de e-mails automatiza a assinatura e remoção de usuários e, opcionalmente, bloqueia mensagens de usuários não cadastrados. Não é adequada envio de para propaganda ou e-mail marketing.