Glossário

Equivalente ACE de um domínio

Os domínios com acentos do português, e de outras línguas, têm equivalentes sem acentos, em uma codificação chamada de ACE. Você pode verificar no site do Registro.br, fazendo uma pesquisa informando um domínio com acentuação. Aí repare no resultado que aparece. Por exemplo:

maçã.com.br xn--ma-tiap.com.br

Vê-se que o equivalente ACE do domínio maçã.com.br é xn--ma-tiap.com.br, e é este último que será efetivamente registrado, apesar de, no seu browser, você acessar o site pelo domínio original, com acentuação.


Servidores de DNS

Os servidores de DNS são computadores ligados à Internet que têm vários domínios cadastrados, em uma espécie de catálogo, e que fornecem o endereço de rede (número IP) de um domínio quando um outro computador solicita essa informação. Imagine um servidor DNS como uma telefonista que fornece o número do Sr. Fulano quando alguém liga perguntando.

Todos os domínios devem ter no mínimo dois servidores de DNS cadastrados e que possam dizer qual é o endereço IP desse domínio. A razão de serem no mínimo dois é garantir que a consulta possa ser feita mesmo que um dos servidores não esteja disponível.

Os servidores de DNS no bem-vindo.net são os seguintes:

NS1.HOSTSEGURO.COM
NS2.HOSTSEGURO.COM
NS3.HOSTSEGURO.COM

Quando você cadastra esses dois servidores ao registrar um domínio, quer dizer que o bem-vindo.net tem "autoridade" para dizer qual é o IP do seu domínio, ou seja, basicamente o domínio está hospedado em nosso sistema. Se for hospedar o seu domínio em outro provedor de hospedagem, pergunte ao provedor que servidores de DNS deve informar para registrar seu domínio.